R. Bandeira Paulista , 716 - conjuntos: 53/54 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04532-012

(11) 3892-4190

(11) 97177-2949

R. Bandeira Paulista , 716 - conjuntos: 53/54 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04532-012

Notícias

Data: 08 de junho de 2021

A mastite é uma inflamação da glândula mamária, geralmente causada por uma bactéria da pele, que passa pelos canalículos nos mamilos (muito comum em quem amamenta), ou em mulheres que não estão amamentando. Pode decorrer da manipulação da pele e dos mamilos, como coçar o local e machucar a pele, levando a uma "porta de entrada" para as bactérias da pele.

Os sintomas são: dor, vermelhidão, inchaço da mama, vermelhidão da pele, mal-estar e febre, muitas vezes a palpação de um nódulo quente e endurecido, que assusta e causa pânico, na maioria das pacientes.
Se você está no puerpério e amamentando o seu bebê, a sensação de dor, dificuldade em amamentar, sensação de febre e até febre (temperatura - bucal, auricular ou na fronte maior que 37,8 graus Celsius), presença de um nódulo dolorido, com vermelhidão da pele, é indicativo de mastite. 

Fale imediatamente com seu médico, faça compressas frias na mama, e inicie o mais rápido possível o tratamento, que varia desde uso de anti-inflamatórios até associação com antibiótico.

O não tratamento e a progressão desse quadro pode levar ao que chamamos de "abscesso". O nódulo aumenta, a dor piora, temos a febre e muitas vezes o leite se transforma em uma secreção purulenta, obrigando um procedimento cirúrgico que fará a limpeza dessa inflamação, além do uso de medicações endovenosas.
Uma dica é nunca fazer compressas quentes nas mamas. Isso pode levar a queimaduras e aumenta a produção de leite, deixando o processo ainda pior.

O período mais comum desse processo para quem amamenta é nos primeiros seis meses.

A mastite fora do período lactacional pode acontecer, como já dissemos por manipulação das mamas, ou mamilos ou trauma.

Os sintomas são parecidos, tratamento e o quadro mais grave seria a progressão para os abscessos. Importante mencionar que mulheres que fumam têm mais risco de apresentar essa condição, e temos duas situações que devem ser pesquisadas como diagnóstico diferencial:

Doença de Paget: lesão nos mamilos que causa desconforto, coceira e aos poucos apagamento dos mamilos. Essa doença seria um tipo de câncer raro que começa nos canalículos das mamas, e muitas vezes é negligenciado. Não é comum você ter lesões nos mamilos que não melhoram, e busque sempre a opinião de um especialista.

Câncer de Mama: quadros de tumores de mama podem aparecer como nódulos indolores, mas que após se aproximarem muito da pele levam a um quadro de dor e vermelhidão local.

Abscesso Subareolar Recidivante - ASAR: ele é mais comum em mulheres tabagistas, acima de 45 anos, e pode levar a um quadro similar a uma mastite. O tratamento é cirúrgico, e se a paciente não parar de fumar, ela pode ter outros similares.

Definitivamente, se você apresentar um quadro de mastite, procure o seu ginecologista e inicie o tratamento imediato.  
 
« Voltar